RUINAS DOS ANTIGOS FORNOS DE CAL
Pontos Historicos
Fornos das antigas fabricas de cal do Municipio.
Sobre o local
Ruínas dos antigos fornos de cal - Cal São Pedro (Calçadão) Salto de Pirapora é conhecida como a “Cidade do Calcário” devido à extração de minério, realizada no município a partir dos anos 1930. Neste período, a cidade vivia do calcário e contava com várias empresas que exploravam esta atividade, 119 como a Cal São Pedro (Anibal de Góes), a Indústria Reunida Francisco Matarazzo, a Cosipa, a Fábrica Santa Rita entre outras. Atualmente ainda existem algumas indústrias instaladas no município desenvolvendo esta atividade, como o Grupo Votorantim, Celmarthe, UPL e Café Paulista do Brasil. Ainda hoje é possível encontrar algumas ruínas de fornos de cal, tanto na área urbana como rural de Salto de Pirapora. A seguir apresentamos alguns destes fornos que apresentam um conjunto arquitetônico interessante com o potencial para que seja desenvolvida uma rota turística específica para apresentar esta história que foi tão importante para o desenvolvimento do município.
Local: Calçadão
03/08/2022